Ecoturismo o que é ?

O porque da Quinta Lamosa Ecoturismo se dedicar ao conceito de turismo responsável, por muitos apelidado de Ecoturismo.

“A definição de ecoturismo :

O ecoturismo, de acordo com a Sociedade Internacional de Ecoturismo, é “ viagens responsáveis para áreas naturais que conservam o meio ambiente, sustentam o bem-estar da população local e envolvem interpretação e educação”.

Isso significa que o ecoturismo é muito mais do que viajar pelo mundo e passear. O ecoturismo significa garantir que sua visita também tenha um impacto positivo na comunidade local. Isso inclui as pessoas e seus recursos naturais.

Por que escolher o ecoturismo sobre o turismo de massa tradicional?
Embora a indústria do turismo esteja em constante crescimento, esse crescimento nem sempre tem implicações positivas para o destino e seus recursos. Por um lado, um aumento do fluxo de turistas pode ameaçar o ecossistema de locais naturais sensíveis. Mais pessoas equivale a mais pressão sobre o meio ambiente.

Outra desvantagem do turismo de massa é que, apesar de seu valor de trilhões de dólares, apenas 5% da renda é investida na comunidade local. Assim, os viajantes devem estar conscientes de onde vai o seu dinheiro. Felizmente, formas de turismo como o ecoturismo estão remodelando a face da viagem.

O ecoturismo não é apenas consciente de seu impacto sobre o meio ambiente natural, é também sensível à economia local. Isso significa que um ecoturismo legítimo não estará colocando dinheiro nas pesadas contas bancárias de empresas transnacionais. Em vez disso, os moradores locais estarão colhendo os benefícios de sua visita.
Benefícios do Ecoturismo
O ecoturismo é uma das formas mais éticas de viajar. Beneficia o viajante, o local e a natureza. Aqui estão algumas vantagens específicas do ecoturismo:

Enriquecimento Cultural
O ecoturismo ajuda a criar consciência cultural, promovendo o respeito pelo local para onde você viaja e a comunidade que você visita. Quando as operadoras de turismo não estão transformando o destino em um destino para ganhar dinheiro, uma troca autêntica pode acontecer entre o guia e o visitante. Não só os visitantes vêm com uma experiência imersiva e memorável, mas o destino é capaz de compartilhar sua cultura para o mundo exterior de forma desinibida. “

Continuem a ler na nossa fonte porque merece mesmo a pena;https://visit.org/blog/en/what-is-ecotourism/

Share This
%d bloggers like this: