Ecoturismo no Gerês. Que Fazer?

Ao longo dos tempos em que temos vindo passear para o Gerês e toda a área do Parque Nacional, como é exemplo disso a aldeia de Sistelo, temos vindo a descobrir um Gerês um Parque Nacional cada vez mais harmonioso e convidativo a uma Escapada.
Tendo nós o privilégio de viver a uma hora do Parque Nacional, pois vivemos no centro da cidade do Porto. Não menos espantados ficamos com a quantidade de Espanhóis que encontramos no Gerês também eles a viverem em cidades como Vigo e ou Ourense igualmente a uma hora de distância do Parque Nacional.
Sistelo, Soajo, Vilela, Lagoas, Passadiços; aldeias e lugares que convidam a uma Escapadinha ao Gerês e com uma estadia no Ecoturismo local de forma a melhor nos enquadramo-nos com a paisagem do Gerês e obviamente do Parque Nacional.
Outono época por excelência para fugir do barulho das cidades e dar uma Escapadinha para um Ecoturismo em plena serra do Gerês, dar uma caminhadas pelas aldeias de Sistelo e Soajo, lugares aprazíveis para uma degustação da gastronomia local ou para assistir a um workshop sobre broa de milho.
Temos vindo a apoiar esta micro economia local ao desenvolver actividades e contratando localmente, turismo sustentável, de forma a podermos contribuir para a subsistência destes pequenos e maravilhosos territórios, que doutra forma um dia vamos querer fugir à rotina, ao stress das cidades e não os vamos encontrar. Soajo, Sistelo… aldeias do Gerês são um verdadeiro encanto. Mas não devemos esquecer a grandiosidade da Peneda. Visitar o Santuário da Peneda , visualizar a sua majestosa arquitetura e apreciar a paisagem mas também o modo ancestral das vivências das populações de lugares como a Gavieira. É majestoso ver tudo isto no Parque nacional da Peneda Gerês ao mesmo tempo que pernoitamos no seu interior em um espaço como o Ecoturismo da Quinta Lamosa. Que melhor maneira de descontrair e sentir a natureza do Gerês no seu estado mais puro.
A resposta à pergunta inicial é fácil de responder.
Que fazer ?
É enorme a oferta de entretenimento , visitar as aldeias históricas de Sistelo ou Soajo. Passear pela Ecovia do Vez e ou pelos passadiços de Sistelo. Caminhadas pelo Gerês ou simples passeios de bicicleta. Observação do Lobo na serra do Gerês, Corças ou Javali. Para além dos Cavalos selvagens que vagueiam entre Sistelo e Soajo em plena serra do Parque Nacional.
Para os mais destemidos aconselhamos a experiência de um workshop Broa de Milho no ambiente de montanha da serra do Gerês, no coração do Parque nacional e Junto ao Soajo mas sempre debaixo do olhar atento do ecoturismo da Quinta Lamosa. E como estamos em Arcos Valdevez, “ Onde Portugal se Fez” não deixem de visitar o Museu Paço de Giela, local onde se deu o Recontro de Valdevez que deu a nacionalidade ao Portugal de hoje.

Sempre existe a possibilidade de ficar à lareiras, no conforto das casas do Ecoturismo da Quinta Lamosa, a ler um bom livro e a apreciar o Outono.

Ecoturismo Casa da Arvore

Casa da Arvore do Ecoturismo da Quinta Lamosa

Share This
%d bloggers like this: