2017 ano do Turismo Sustentável

Por razão de 2017 ter sido o ano do Turismo Sustntavel. Algo que a Quinta Lamosa Ecoturismo, apoia e trabalha diariamente para levar a cabo e a que todos devemos levar em conta à hora de planear as nossas viagens, mas também devemos ter em conta no desenvolvimento da nossa actividade económica; Esta difícil tarefa. Não quisemos por isso deixar de vos dar a conhecer este interessante artigo…,
até já boa leitura.

“Nós colectamos alguns dos melhores exemplos de turismo sustentável, histórias de sucesso e boas práticas em todo o mundo, por ocasião da celebração de 2017, Ano Internacional do Turismo Sustentável

No caminho para o turismo sustentável destacam-se verdadeiros exemplos de turismo sustentável , experiências que comprovam que um futuro sustentável é possível. Eles são os novos faróis de turismo sustentável que estão aparecendo em todo o planeta; lugares que já provaram isso ser uma opção viável, estudos de casos de turismo sustentável e histórias de sucesso que podem se tornar modelos a serem replicados ou dos quais aprendizados podem ser extraídos para o desenvolvimento de soluções viáveis ​​em diferentes escalas.

17 exemplos de turismo sustentável

Gijón, Exemplo de Destino Sustentável:
Certificada em 2013 como “Destino Urbano Mundial da Biosfera”, concedido pelo Instituto de Turismo Responsável (ITR) e apoiada pela UNESCO, a cidade de Gijon permanece como um dos melhores exemplos de turismo sustentável.

Depois de renovar seu certificado de sustentabilidade graças ao forte envolvimento da área turística de Gijon e ao desenvolvimento de um plano de marketing para divulgar o compromisso da cidade com o turismo responsável, Gijon continua a defender o exemplo de uma cidade comprometida com o turismo responsável aos muitos benefícios que oferece em termos de sustentabilidade, tanto para os visitantes como para os seus próprios cidadãos.

Uma ampla cultura e gastronomia que se misturam com suas paisagens verdes, um cuidado integral com o meio ambiente, uma alta qualidade de vida e um modelo turístico que privilegia a satisfação de seus visitantes são os pontos fortes que tornaram Gijón uma cidade COMPROMISSO AMBIENTAL : mais de 85% da área rural do município. Destaca o Jardim Botânico, único na costa cantábrica, com uma área de 25 hectares, onde cerca de 30.000 plantas são catalogadas, enfatizando o Tragamón Carbayera com mais de 400 anos.

CULTURA E TRADIÇÃO : Gijon é uma cidade com raízes em valores populares e com muitas actividades e museus que permitem que os turistas experimentem em primeira mão a história e os costumes locais.

COMPROMISSO SOCIAL : Gijon tem diferentes programas para impulsionar a atividade econômica, a criação de empregos e o desenvolvimento sustentável em movimento. Além disso, os mais vulneráveis, o atendimento e a cobertura das necessidades básicas são garantidos. Destaca o início de um “Plano Integral de Acessibilidade e Não-Discriminação” destinado a alcançar uma cidade acessível.

DIFERENCIAL PARA A QUALIDADE : Premiado como o melhor destino para a qualidade turística em 2012 pelo Ministério da Indústria, Energia e Turismo da Espanha e sendo reconhecido novamente pelo trabalho realizado em 2014, Gijón trabalha com base em um modelo turístico diferenciado em inovação, qualidade e meio ambiente .

BIOHOTEL COLOMBIA
Líder na aplicação de novas tecnologias e práticas adequadas em torno da sustentabilidade.rtificada pela Biosfera. Destino.

Projectada do início ao fim com os mais rigorosos padrões de construção sustentável, a BIOHOTEL é pioneira na certificação LEED na América do Sul, graças a uma filosofia que envolve não apenas uma infraestrutura sustentável, mas também um processo exaustivo de aquisição de fornecedores e suprimentos ecoeficientes. no mercado internacional.

Um ícone arquitectónico de Bogotá, o Biohotel Organic Suites é uma construção sustentável em processo de certificação LEED.
Link História de Sucesso / site da BioHotel / Vídeo

WERFENWENG
Uma comunidade modelo para Gentle Mobility (Áustria).
Mobilidade suave significa poder desfrutar de férias sem carros, enquanto ainda está completamente móvel (conhecida como Sanfte Mobilität ou SAMO em alemão). A mobilidade sustentável é organizada em todas as etapas da viagem: das conexões ferroviárias à mobilidade local, por meio de veículos eléctricos, carruagens puxadas por cavalos, carros ELOIS e carros ecológicos. De 1995 a 2013, a participação da chegada sem carro aumentou de 6% para 25% em Werfenweng. A natureza é uma mercadoria inestimável, que devemos fazer tudo o que podemos para proteger.
Link História de sucesso / Bem-vindo ao site da Werfenweng / STARTER / Vídeo

FEYNAN ECOLODGE
Um modelo de hotel sustentável na reserva da biosfera de Dana (Jordânia).
Feynan Ecolodge é o primeiro em ecoturismo na Jordânia. De propriedade da Sociedade Real para a Conservação da Natureza (RSCN) e operado pela EcoHotels (startup jordaniana), o Feynan Ecolodge integra conservação e desenvolvimento socioeconómico, com impacto mínimo no meio ambiente e oferecendo uma experiência única de turismo. É uma referência de hotel 100% de energia renovável. A Feynan Ecolodge conquistou reconhecimento internacional, recebendo vários prémios, incluindo ser listada como uma das 25 melhores ecolodges do National Geographic no mundo em 2013.”

A continuação deste artigo a Quinta Lamosa Ecoturismo recomenda leitura na mesma fonte onde o encontrou em https://www.biospheretourism.com/en .
É a prova viva que uns podem diminuir o seu impacto na natureza quando vão de ferias sem perderam qualidade e conforto nas ferias e outros podem ter bons resultados económicos seguindo boas praticas.

Exemplo Casa da Árvore do Ecoturismo da Quinta Lamosa em pleno Parque Nacional Peneda Gerês.

                                                             

 

Pin It on Pinterest

Share This
%d bloggers like this: