Embarque Imediato Conheça um pouco as maravilhas de Portugal

on Jan 1, 2014 in Embarque Imediato Revista UP MAGAZINE – ATP AIR PORTUGAL
Por Manuel Simões;

Junto ao rio Vez, respire o ar mais puro do Minho e encontre três fantásticas casas de campo em perfeita comunhão com a paisagem. Se nunca viu neve, este é o local certo.

Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, no topo norte de Portugal, este projeto surgiu do sonho dos anfitriões, Maria Carla e João Pedro Serôdio, de juntar dois conceitos, o de turismo de natureza com o de turismo familiar. Voltadas para o descanso, para a tranquilidade e para o conhecimento do território, das gentes, dos costumes e da paisagem, as casas de campo da Quinta Lamosa Agroturismo são compostas por duas habitações em forma de espigueiro tradicional e uma outra reconstruída a partir de uma velha corte de gado existente na quinta. Com um ambiente mais familiar (tem capacidade para quatro pessoas), esta casa ocupa dois andares e permite um contacto direto com o campo, a partir de uma sala no piso térreo, com abertura para o jardim. Os interiores apresentam uma decoração moderna com móveis rústicos recuperados de casas antigas das aldeias circundantes. Acolhedora é também a arquitetura das construções, que assenta na paisagem agrícola em redor e em toda a natureza envolvente, como a da área protegida do Corno do Bico. A quinta enquadra-se numa região onde a tradição da desfolhada do milho é tão forte que os dois espigueiros foram construídos para que “o hóspede se sinta mais perto das tradições e dos costumes minhotos”.
O conceito desta unidade hoteleira tem ainda como prioridade praticar um turismo mais responsável e ecológico. “O facto de estar numa área protegida e única a nível nacional foi essencial para a criação de um projeto amigo do ambiente”, conta o proprietário. A construção das casas em madeira diminui assim o impacto dos materiais na natureza, contribuindo para uma maior sustentabilidade.
O inverno é uma época de excelência para conhecer a Quinta Lamosa, rodeada por natureza pura e por montanha cobertas de neve. Aproveite os dias ensolarados e frios, em boa companhia, e faça passeios pedestres pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês. O circuito das aldeias históricas faz a ligação da quinta com Arcos de Valdevez – uma vila rica em história. Importante é também não esquecer um suculento programa gastronómico, com degustação dos sabores locais, em que tem destaque a doçaria arcuense.

Share This