Quinta Lamosa – Relaxar na natureza

A Quinta Lamosa, situado nas proximidades do Parque Nacional Peneda-Gerês, em Gondoriz, Arcos de Valdevez, é um espaço que respira tranquilidade, convidando ao descanso e ao relaxe de quem decide visitar esta região.

Somos muito bem recebidos por João Paulo Sêrodio, o proprietário, que nos fala com grande entusiasmo, deste seu projecto de ecoturismo. Começa por contar a história da Quinta Lamosa desde o seu início em 2008 com a compra do terreno, de todo o processo de desmatação, construção das infraestruturas e licenciamentos. A sua paixão por este projecto é contagiante.

.As casas da Quinta

A quinta é composta por 4 casas perdidas no meio da natureza, podemos ouvir o correr do riacho que ali passa, bem como o chilrear dos pássaros. Os hóspedes têm à sua disposição a Casa da Corte, construída em pedra e madeira sobre o que outrora foi um estábulo para animais, duas Casas Espigueiros e uma Casa da Árvore. De referir que todas as casas dispõem de cozinhas bem equipadas, no centro da propriedade existe ainda uma agradável piscina.

Actividades que se podem realizar

São muitas as actividades que se podem fazer quando se está na quinta. É possível mergulhar nas águas límpidas e transparentes do rio Vez (considerado o rio mais limpo da Europa) ou até praticar canoagem e outras actividades aquáticas promovidas em parceria com a Aktiva Natura. Pode fazer ioga em cima de pranchas, caminhadas, andar de bicicleta, andar de cavalo e fazer piqueniques em lugares de sonho. Para quem gosta de “meter a mão na massa”, pode fazer pão ou cozido à Portuguesa. Em todo o caso existe sempre a possibilidade de ter um serviço de restauração. Além disso existem vários restaurares com comida típica portuguesa.

Sugerimos o restaurante ” O LAGAR“.

Nas redondezas da Quinta

Mas, se tudo isto já seria garantia de uma estada bastante agradável e, sobretudo, tranquila, as virtualidades deste local não se ficam por aqui. De facto a proximidade do Parque Nacional da Peneda-Gerês permite aos hóspedes da Quinta Lamosa poderem conhecer umas das regiões mais belas do nosso país.

A Vila de Soajo, a cerca de 20 Km do centro de Arcos de Valdevez, faz parte integrante do Parque Natural de Peneda-Gerês e é conhecida pelos seus espigueiros construídos sobre uma enorme pedra de granito, muitos deles ainda hoje utilizados pela população local.

A Aldeia de Sistelo, integrada nas Aldeias de Portugal, é outra das atracções da zona e merece paragem obrigatória dada a sua beleza e elevado grau de conservação. Situada em plena montanha, a paisagem, os socalcos, a igreja, o casario, o rio Vez, os espigueiros, tudo se reveste de uma beleza extraordinária. Vale a pena fazer algum dos trilhos que por ali passam, descendo até ao rio e subir a encosta, sempre no meio da natureza, onde podemos observar a aldeia de outra perspectiva.

Os amantes das caminhadas e da natureza podem visitar a aldeia utilizando o Passadiço do Sistelo, um percurso de 10 km, ao longo de trilhos pelas margens do rio, que liga a Ponte de Vilela à Aldeia de Sistelo, podendo ainda aproveitar as lagoas do rio para uns banhos.

Mas há mais, continuando a subir a montanha podemos desfrutar das paisagens únicas e deslumbrantes da Serra de Soajo, sexta mais alta de Portugal com 1416 metros de altitude, cavalos selvagens pastam em liberdade no meio das enormes pedras de granito da serra e, não raras vezes, podemos ter a companhia de vacas de raça caxena (raça típica da região) a vaguearem calmamente no meio da estrada.

Fonte : HAPPY PORTUGAL

 

Share This
%d bloggers like this: