Por Sistelo. Aldeia rural de montanha ancestral em território de Arcos Valdevez.

Sistelo espaço moldado no cenário dos socalcos e plantações de milho e feijão tarrestre. É neste espaço verde ancestral , paisagem de Sistelo, que as vacas da raça Cachena pastam em ambiente natural e banhadas pelo rio Vez que dá nome ao concelho de Arcos Valdevez.
O desafio de dormir em Sistelo , uma das 7 maravilhas de Portugal é grande e levou a Quinta Lamosa Ecoturismo a desenvolver uma espaço único nas margens do rio Vez, junto à Ecovia e a pouco mais de 5 minutos da aldeia rural de Sistelo.
Sistelo e Quinta Lamosa dois parceiros de ímpar qualidade, na paisagem do concelho de Arcos Valdevez, terra que viu nascer Portugal.

Escondida na paisagem do Parque Nacional Peneda Gerês , a aldeia de Sistelo proporciona momentos de descontração e alegria pelos seus trilhos, passadiços, banhos no rio. Os trilhos da aldeia rural de Sistelo têm passagem obrigatória por capelas, lavadouros, brandas, espigueiros, pequenos recantos de floresta do Parque Nacional sempre sob o olhar atento da Quinta Lamosa, que dá suporte aos hóspedes para que se sintam confortáveis e cómodos na sua estadia por terras minhotas de Sistelo.

Em território verdejante vimos então encontrar o Tibete Português ou a aldeia de Sistelo, assim denominado carinhosamente pelos visitante por motivos das semelhanças. Não deve o visitante partir sem visitar a Branda do Olhal ou o miradouro da Chã da Armanda, com uma vista singular sobre Sistelo e sobre o caminho rural que nos transporta para o Ecoturismo da Quinta Lamosa a Ecovia.

A classificação como monumento Nacional e a eleição como uma das 7 maravilhas de Portugal na categoria de aldeias rurais , veio valorizar a paisagem do Tibete Português / Sistelo e reconverter a desertificação anunciada de um território de montanha como Sistelo.
Onde PORTUGAL SE FEZ , Arcos Valdevez è por si só, mais que um concelho de interior banhado por um bonito rio, Vez.

È terra de natureza , Ecoturismo, a menos de 1 hora de cidades como, Vigo, Porto, Braga, Guimarães, Ourense ou Viana do Castelo. Território onde se insere Sistelo e o Ecoturismo da Quinta Lamosa , seu espaço de descanso em Sistelo e Arcos Valdevez.

João Serôdio
Quinta Lamosa Ecoturismo

Share This
%d bloggers like this: